“É uma volta ao passado”. Assim a professora Sabrina Santana de Souza, de 43 anos, define a reabertura do Parque Oásis, 19 anos depois de seu fechamento, no sábado, dia 3, em Itaara. Natural de Júlio de Castilhos, ela aguardava na longa fila para andar no clássico trenzinho, que passeia pelo parque, com a família, assim como tantas outras presentes no local. E ela foi ao Oásis, principalmente, para ajudar a cumprir uma promessa. Sabrina conta que o marido dela, quando tinha 10 anos, foi ao parque, fundado nos anos 1980, e, quando retornou para casa, disse aos pais que os levaria para conhecer o local também, quando crescesse e tivesse um carro. Mas o Parque Oásis fechou. 26 anos depois, a promessa foi cumprida.
– Assim que soubemos da reabertura, a minha sogra contou ao meu filho essa história e ele insistiu que nós devíamos vir cumprir essa promessa que o pai dele fez. Trouxemos os meus sogros. Tem muitas memórias afetivas. Vejo que tentaram reformar o máximo que puderam, trouxeram o passado à nossa memória. Falta muito a ser ajustado, mas acredito que, com o tempo, ficará muito bom. O Parque Oásis faz parte da infância de muita gente – fala Sabrina.
Sabrina com a família, levando os sogros e o filho para conhecer o Parque Oásis, e a bordo do trenzinho que passeia pelo local.
Assim como os de Sabrina, muitos outros olhos brilhavam ao ver – ou rever – as edificações e atrações inéditas e revitalizadas do local, como a Estação dos Pinos, que virou uma área vip, com vista privilegiada do parque. E além das mais de 10 programações fixas, que poderão ser conferidas até o dia 18 de dezembro, incluindo a clássica visita à Cidade do Passado, o Castelo Encantado, na entrada do parque, o Presépio, o passeio de trenzinho e os coloridos pedalinhos, a reabertura contou com um flashmob e o espetáculo “O Fantástico Mundo de Natal”, da Vintage Dance Studio, no palco principal.
Já as bandas Trivella e Daseroma comandaram o Espaço Sambari e entreteram aqueles que buscavam uma outra sonoridade. No Espaço Três Marias, a magia do Natal também estava muito viva. O coral Musiartes entoou vários clássicos musicais da época e a peça teatral “Um Canto de Natal” divertiu adultos e crianças com números circenses à beira do lago dos pedalinhos. Na praça de alimentação, que tem capacidade para 450 pessoas, o público se dividia entre os mais de 30 food trucks presentes no local.
Para Gilmar Martins, sócio da Construtora Itaara e dono do Parque Oásis, o sentimento com a reabertura é de felicidade e recompensa pelos vários dias de trabalho para transformar o antigo sonho da população da região em realidade:
– Planejamos, junto com a HVinte, esse grande evento. Poder ver essas pessoas transitando com sorriso no rosto, as crianças correndo e brincando, é um sonho realizado. Esse retorno é espetacular. Fico emocionado que tudo deu tão certo.
NO LUGAR DA NEVE, CHUVA
A chuva deu às caras logo na abertura do parque, às 16 horas, mas não espantou as pessoas que queriam conferir de perto o momento mágico e histórico. Um dos momentos mais aguardados da grande programação, principalmente pela criançada, era, é claro, a chegada do Papai Noel. Dessa vez, o Bom Velhinho dispensou o trenó puxado pelas renas: veio do Polo Norte a bordo do trenzinho do Parque Oásis, com seus duendes ajudantes, e desembarcou em meio ao público. Antes de subir ao palco para fazer a abertura oficial do evento, seguida de uma explosão de coloridos fogos de artifícios, ele falou rapidamente com o Diário e deixou uma mensagem de Natal:
– É com muita satisfação que participo dessa reabertura do Parque Oásis. Desejamos que todos que estão aqui consigam relembrar seu Natal de antigamente. Que tenhamos todos um Feliz Natal. Ho ho ho!
O empresário Rafael Reyes, 33, levou o filho Mateus para abraçar o Papai Noel e conhecer o local que tanto marcou sua infância:
– Muito legal voltar à infância, é uma nostalgia muito grande. É bom poder trazer meu filho agora e ele poder conhecer tudo que a gente vivenciou no passado. Vale a pena vir prestigiar, está tudo muito bonito.
O Papai Noel chegou de trenzinho e desembarcou no meio do público para fazer a abertura oficial do Natal Mágico.
A família da engenheira agrônoma Daniela Moreira, de 27 anos, vinha bastante ao Oásis nos anos 90. Ela, assim como muitos jovens que estavam no evento, também já esteve no parque, mas não recorda de muitas coisas da época. Agora, ela retorna ao local em um cargo bastante importante: umas das ajudantes do Papai Noel.
– O momento do Natal é, para muitas pessoas, o mais esperado do ano. É mágico e encantador. É emocionante para nós estarmos aqui e poder passar para essas pessoas o espírito natalino. Como ajudante do Noel, eu recepciono as crianças, tiramos fotos e damos esse acolhimento. Estamos em um momento que precisamos desse carinho.
Mesmo sob chuva, o cantor nativista Wilson Paim encantou o público com clássicos natalinos.
Sob a chuva, que retornou mais intensa em torno das 20h30, o público se posicionou em frente ao palco principal para acompanhar o show de Wilson Paim. O cantor de Alegrete é um dos grandes nomes da música nativista do Estado, mas se consagrou justamente com o disco de canções natalinas “Natal Gaúcho”, de 1996, que vendeu mais de 100 mil cópias em apenas 45 dias. Com guardas-chuvas e capas de chuva, o público cantou junto o clássico “É Natal, Tchê”. O encerramento do primeiro dia da reabertura do Parque Oásis ocorreu às 00h.
A programação do Natal Mágico do Oásis segue até o dia 18 de dezembro e contará com show nacionais como Falamansa e Nenhum de Nós, além de Vera Loca, Léo Pain, Sandro e Cícero, Dé e Thiago, De Alma Gaúcha e apresentações artísticas como a do Grupo Tholl. A expectativa da organização é receber cerca de 200 mil pessoas durante os 16 dias de evento. Os ingressos podem ser adquiridos em natalmagicoparqueoasis.com.br.
Confira a programação completa:
ATRAÇÕES FIXAS
Cidade do Passado
Castelo Encantado (com Papai Noel)
Ilhas temáticas
Presépio
Tour no parque
Trilha ecológica guiada
Passeio de trenzinho
Pedalinhos
Exposição de carros antigos
Expositores de empresas locais
Praça de alimentação com 30 food trucks
ATRAÇÕES DOS PALCOS
4/12 (domingo)
Palco Oásis
14h – Abertura
17h30min – Jingle Bands
19h – Banda Charm’s
21h30min – Raquel Tombesi
0h – Encerramento
Espaço Sambari
16h – Sambaria com a Eve
20h30min – Conversa Fora
Espaço Três Marias
16h30min – Coral Musiartes
18h – Teatro Um Canto de Natal
5/12 (segunda-feira)
Palco Oásis
14h – Abertura
18h – Pocket show Onde a Magia Renasce
22h – Encerramento
Espaço Três Marias
19h – Banda Ladies First
6/12 (terça-feira)
Palco Oásis
14h – Abertura
18h – Pocket show Onde a Magia Renasce
22h – Encerramento
Espaço Três Marias
19h – Banda Deflagra
7/12 ( quarta-feira)
Palco Oásis
14h – Abertura
18h – Pocket show Onde a magia renasce
19h30min – Banda Trivela
21h30min – Vera Loca
0h – Encerramento
Espaço Sambari
16h – Acústico UM2
20h – Especial CB JR
Espaço Três Marias
19h – Recital Musiartes
8/12 (quinta – feriado em Santa Maria)
Palco Oásis
14h – Abertura
18h30min – Opereta de Natal
20h30min – Flashmob com Vintage Dance Studio
21h – Espetáculo Tholl
0h – Encerramento
Espaço Sambari
16h30min – The Césaros
19h30min – Eveliny e Banda Magnética
Espaço Três Marias
18h – Teatro Um conto de Natal
19h30min – Orquestra Recanto
9/12 (sexta-feira)
Palco Oásis
14h – Abertura
18h – Jingle Bands
19h30min – Pocket show Onde a Magia Renasce
20h30min – Dé e Thiago
22h – Samba Move
0h – Encerramento
Espaço Sambari
16h – Iago Mariani trio
17h – Lucas Nazza
Espaço Três Marias
17h – Teatro Um conto de Natal
19h – Coral Musiartes
10/12 (sábado)
Palco Oásis
14h – Abertura
17h – Bateraço
19h30min – Opereta de Natal
21h30min – Espetáculo O fantástico mundo do Natal
0h – Encerramento
Espaço Sambari
16h – Black Duo
18h30min – Natural Grass
Espaço Três Marias
18h30min – Teatro Um Conto de Natal
20h30min – Coral Musiartes
11/12 (domingo)
Palco Oásis
14h – Abertura
17h – Diogo Melo
19h – Espetáculo Fantástico Mundo do Natal
20h30min – Flashmob com Vintage Dance Studio
21h30min – Nenhum de Nós
0h – Encerramento
Espaço Sambari
16h – Cadência Bonita do Samba
20h – Dida Larruscain
Espaço Três Marias
16h – Coral Musiartes
18h – Teatro Um conto de Natal
Outros destaques
16/12 (sexta)
22h – Léo Paim, vencedor do The Voice 2018, no Palco Oásis
17/12 (sábado)
22h – Banda nacional Falamansa, no Palco Oásis
Leia todas as notícias